Ainda são confundidos

7 conceitos simples que frequentemente confundimos

Estamos cercados por diversos produtos e coisas, os quais muitas vezes confundimos seus termos e conceitos. Alguns deles nos são ensinados desde a infância, como chamar qualquer substância que aplicamos no pescoço, por exemplo, para obter um bom aroma de perfume. O que não necessariamente está correto.

Muitos de nós, mesmo tendo adaptado tal prática à rotina de cuidados, não saberia diferenciar, por exemplo, a depilação da epilação. Pensando nisso, hoje, preparamos para vocês uma lista com os conceitos que mesmo sendo super simples e basicamente integrados ao nosso dia a dia, frequentemente ainda são confundidos. Confira!

1 – Depilação / Epilação

A depilação e a epilação, referem-se ambas ao processo de remover pelos indesejados de nosso corpo. No caso da depilação, os pelos são removidos apenas da superfície, não atingindo as porções internas dos folículos pilosos. O efeito da depilação pode durar de algumas horas a vários dias. Os instrumentos utilizados para tal finalidade são os barbeadores, lâminas depilatórias e cremes de depilação.

Já a epilação é a remoção que acontece na extração dos pelos inteiros, incluindo as porções abaixo da pele, como parte do bulbo piloso. Para a remoção são utilizadas pinças, ceras, aparelhos elétricos, laser, luz intensa pulsada e eletrólise. Seu efeito pode durar de vários dias a várias semanas.

2 – Antitranspirante / Desodorante

Nós usamos os desodorantes e antitranspirantes para nos auxiliar a combater maus odores corporais. Entretanto, eles podem ter objetivos distintos. Os antitranspirantes obstruem os poros e bloqueiam o suor. Já os desodorantes são usados para controlar os odores das axilas. Muitas vezes, eles possuem ação antisséptica.

3 – Desinfecção / Esterilização

A desinfecção é o processo de redução de microrganismos nocivos de superfícies e objetos. A utilização de substâncias como o álcool sobre superfícies e a fervura de substâncias, como a água – por exemplo, são alguns métodos. No caso da esterilização, os microrganismos são eliminados por completo, independente de serem ou não nocivos. Para isso, pode ser utilizado tratamento térmico, radiação, filtragem e o uso de substâncias gasosas ou líquidas.

4 – Aeroporto / Aeródromo

O aeroporto é um aeródromo, porém contando com certas instalações, infraestrutura, pessoal e equipamento dedicado a dar o suporte necessário para as aeronaves no embarque e desembarque de passageiros. Já o aeródromo é, basicamente, a área (pista) destinada ao pouso, decolagem e movimentação das aeronaves.

5 – Condicionador / Bálsamo

Os condicionadores protegem nossos cabelos das ações externas como tratamentos térmicos e agentes naturais, como o vento ou o sol. Eles agrupam as partículas de queratina dos cabelos e as cobrem com uma camada protetora. Geralmente, eles são aplicados ao longo do comprimento dos fios, evitando a raiz dos cabelos, e devem ser lavados logo após o uso.

O bálsamo protege e nutre nossos cabelos. Podem conter elementos como óleos minerais que deixam os cabelos mais suaves. Geralmente, podem ser aplicados em todo o cabelo, incluindo a raiz. Este tipo de produto normalmente precisa ser deixado no cabelo por mais tempo antes de ser removido.

6 – Golpe / Revolução

Um golpe consiste na substituição abrupta de um líder de Estado, sob a organização de um grupo de pessoas, geralmente esse grupo ou setores sociais integram a elite dominante da sociedade. Uma revolução é um processo mais complicado. Geralmente, ocasionando mudanças mais drásticas em uma sociedade, e pode resultar na destruição de uma ordem social e na construção de uma nova.

7 – Perfume / Eau de parfum / Colônia

Os perfumes costumam ser mais caros, pois contêm de 20% a 30% de substâncias aromáticas por frasco. E devido a isso, o aroma dura mais tempo em nossa pele. Entretanto, os frascos destes produtos costumam ser bem pequenos. O Eau de parfum é um perfume mais leve e que pode conter entre 12% a 20% de substâncias aromáticas dissolvidas em 90% de álcool. As colônias contêm cerca de 6% a 12% de substâncias aromáticas dissolvidas em 85% de álcool e precisam ser aplicadas mais vezes por seu efeito ser menos duradouro.

 

Por: Fatos Desconhecidos

%d blogueiros gostam disto: