Esgoto sanitário de presídio é jogado na rua no Litoral do Piauí,

Denuncia Ministério Público

Segundo o órgão, o esgoto é interligado a uma galeria de águas pluviais. A situação expõe moradores das proximidades e pessoas que transitam pelo local ao odor e riscos à saúde.

 

O esgoto sanitário da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina estaria sendo jogado na rua, de acordo com a denúncia do Ministério Público do Piauí (MP-PI). O órgão ajuizou uma ação civil pública cobrando do Governo do Estado uma solução para o problema na unidade prisional, localizada no município de Parnaíba, a 318 km de Teresina.

Procurada pelo G1, a Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus) comunicou por meio de nota que está elaborando um projeto para a construção de uma estação de tratamento de esgoto e destinação final dos resíduos da penitenciária, mas que o projeto só será concluído após o término do período chuvoso.

Segundo a ação, apresentada pelo promotor Cristiano Farias Peixoto, da 2ª Promotoria de Justiça de Parnaíba, a região onde a penitenciária está localizada não possui rede pública de esgotamento sanitário e o esgoto da unidade é interligado a uma galeria de águas pluviais, o que faz com que os resíduos sejam lançados na rua.

O Ministério Público afirmou que a situação expõe os moradores do entorno da penitenciária e pessoas que transitam pelo local ao odor e riscos à saúde. O órgão cobra do estado a realização de uma obra de contenção do esgoto sanitário produzido no interior do estabelecimento prisional.

Confira a nota da Secretaria de Justiça:

A Secretaria de Justiça do Piauí, por meio do setor de Engenharia, esclarece que está em elaboração um projeto para a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto e destinação final dos resíduos da Penitenciária Mista Juiz Fontes Ibiapina, em Parnaíba. Entretanto, esse projeto será concluído após o término do período chuvoso para que haja precisão no resultado dos testes de percolação do solo.

Fonte: G1-PI

%d blogueiros gostam disto: