Ex-prefeito de Parnaíba assume Sesapi com desafio de otimizar atendimento no interior
HU vai receber centro de ortopedia para diminuir demanda do HUT e uma reunião vai planejar a reforma do Hospital Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.
Conforme o secretário, está sendo planejada uma reforma para o Heda e para o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano. Em Picos, já está sendo executada a ampliação do Hospital Justino Luz, em Picos. “Para este ano, estamos programando implantar 40 leitos de UTI no estado, sendo que 20 já estão licitados e 20 serão submetidos à licitação”, informou. Segundo Florentino Neto, o objetivo é a descentralização da saúde, visando atender a população mais de perto e evitar o deslocamento para Teresina.
Embora a maioria dos municípios atendidos pelo Hospital Dirceu Arcoverde sejam de estados adjacentes, os recursos para financiar os serviços são fornecidos integralmente pelo Piauí, o que afeta de forma direta a rapidez na aplicação de melhorias. Contudo, o secretário de saúde destacou ao Bom Dia Piauí que apesar dessa dificuldade serão empreendidas medidas para melhorar o atendimento no hospital.
Ações na capital
Florentino Neto revelou, também, que existe uma discussão com o estado do Maranhão para financiar os hospitais da capital, mas os valores são insignificantes. As medidas de aperfeiçoamento para a situação do Hospital de Urgências de Teresina vão contar com a união entre o governo do estado e a prefeitura de Teresina.
“Será implantado um serviço de ortopedia no Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para desafogar e diminuir a demanda do HUT e também serão construídos novos centros cirúrgicos no Hospital da Polícia Militar para atender um maior número de cirurgias ortopédicas”, salientou o secretário.
Fonte:G1PI