Programa Busca Ativa da Covid em Parnaíba

Florentino Neto, realizou visita a regional de saúde da cidade de Parnaíba (a 320 km de Teresina), neste domingo(21), para implementar o programa Busca Ativa na região. Serão criadas cinco equipes, com técnicos de saúde, que irão realizar a pesquisa nas residências da população. 

Os profissionais passarão por treinamento nesta segunda-feira (22) e na quarta-feira (24) iniciarão as atividades, estando paramentados com EPIs e devidamente identificados.

O programa Busca Ativa é uma ação do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, que busca identificar casos da Covid-19, que estejam assintomáticos ou não identificados ainda, permitindo um acompanhamento e tratamento imediato de cada caso. 

A ação, além de promover um melhor controle da doença no território do estado, também permite a tomada de ações mais rápidas do estado.

“O Busca Ativa é um programa que estamos incentivando em todo o território do Piauí, para que possamos identificar precocemente os casos da Covid-19 e que estamos reforçando aqui em Parnaíba, para termos uma melhor resposta, para o avanço da doença na região e dessa forma salvar mais vidas”, destacou o secretário Florentino Neto.

O reforço ao Busca Ativa em Parnaíba é uma das respostas da Sesapi do avanço da doença na região do município. Entre outras ações estão o aumento do número de leitos de UTI no Hospital Regional Dirceu Arcoverde (HEDA) e a reabertura da pró-médica, exclusivamente para o tratamento dos casos de Covid-19. 

“Parnaíba é a segunda cidade do estado em número de casos e óbitos, isso gera preocupação para a secretaria e por isso nós ampliamos o número de leitos clínicos para o tratamento da Covid-19 em Parnaíba, além de aumentar em 25 o número de leitos de UTI do HEDA”, destacou Florentino Neto.

Neste domingo, a região da planície litorânea recebeu 2.000 testes rápidos para ajudar na detecção da doença. O estado do Piauí tem a previsão de receber mais 50 mil testes, além de incorporar testes mais modernos, para ajudar na detecção mais precoce da doença.

O secretário destacou ainda que essas são apenas algumas das ações que o estado vem fazendo para enfrentar a doença, mas reforçou que todo o trabalho desenvolvido é voltado para garantir a saúde da população e as condições adequadas para uma retomada gradual e técnica da vida das pessoas.
 
“Sabemos que já tivemos perdas e por isso nos solidarizamos com cada cidadão que está enfrentando o luto por causa da Covid-19, mas queremos dizer, que esse é um momento de responsabilidade pública, seja dos gestores, que precisam tomar ações para proteger a população ou do próprio indivíduo, que deve seguir as orientações dos órgãos de saúde, seja pelo uso da máscara, higiene das mãos entre outras medidas que nos ajudarão a passar por esse momento”, disse o gestor.

Redação – Phbcity.com