Retorno da Copa do Nordeste

Após quatro meses de paralisação, por conta da Covid-19, Copa do Nordeste volta em sede única e com apenas Fortaleza e Bahia garantidos na próxima fase.

 

 

Com sede única na Bahia, para minimizar riscos de contaminação por Covid-19, o torneio recomeça com sete jogos, uma vez que Frei Paulistano e Imperatriz optaram por não seguir, pois estavam eliminados.

Ao todo, nove clubes ainda sonham com uma vaga na próxima fase. Os únicos garantidos até aqui são Fortaleza e Bahia. Mas o que os demais precisam fazer para se classificar? Traçamos as possibilidades de todos, para que o torcedor possa acompanhar.

São dois estádios em Salvador (Barradão e Pituaçu) e dois em Feira de Santana (Arena Cajueiro e Joia da Princesa), além do CT Praia do Forte, em Mata de São João, a 62km da capital.

Grupo A tem Bahia e Fortaleza garantidos

Fortaleza

O time comandado por Rogério Ceni está garantido para a próxima fase, mas para se manter na liderança da chave terá que vencer o América-RN. Se empatar, torcerá para que Bahia e Botafogo-PB não vençam. O time paraibano, que enfrenta o Vitória, ainda teria que tirar seis gols de saldo.

Bahia

Também está classificado, mas tem chances de assumir a liderança da chave. Basta vencer o Náutico por um placar maior que o Fortaleza. A diferente entre o saldo de ambas as equipes é de apenas um gol. Atualmente, o Fortaleza tem 10 gols marcados e seis de saldo, enquanto o Bahia tem nove feitos e cinco de saldo.

Botafogo-PB

Precisa de um simples empate para se classificar. Pode até ser líder, caso vença. Para isso, no entanto, precisa que Bahia e Fortaleza percam seus jogos. Caso o Botafogo-PB seja derrotado, terá que secar Sport e ABC, que não poderão vencer seus jogos, para avançar de fase. Do contrário, fica fora da próxima fase.

ABC

Na quarta posição, o time potiguar precisa vencer o CSA e ainda ficar de olho no Sport. Ambos estão empatados, mas o ABC tem leve vantagem no saldo (0 x -1). Dessa forma, o Rubro-negro pode até vencer o Confiança, desde que pela mesma diferença de gols – o mesmo vale para empate ou derrota de ambos. Outro cenário favorável seria uma vitória diante da equipe alagoana e uma derrota do Botafogo-PB.

Sport

Fora da disputa pelo título no Estadual, resta ao Leão tentar amenizar a crise se classificando na Copa do Nordeste. A missão, porém, não é das mais simples. O melhor caminho é vencer o Confiança, líder do Grupo B. Ainda assim, dependeria de um tropeço do ABC ou de uma derrota do Botafogo-PB. Caso o ABC vença, o Leão terá que superar a diferença de saldo. Atualmente, o clube potiguar tem zero e o Rubro-negro está com saldo negativo de um.

Caso empate ou até saia derrotado nesta quarta-feira, o Sport ainda teria mais uma chance de seguir adiante. Desde que também percam CRB e ABC (esse por uma diferença maior de gols).

CRB

Chega como o azarão do Grupo A. Além de derrotar o Ceará, terá que torcer para que Sport e ABC não vençam seus jogos. Um empate também poderia classificar o CRB. Para isso, no entanto, o Botafogo-PB precisa perder por dois gols de diferença e o Leão da Ilha também ser derrotado.

Grupo B

Confiança

Nem mesmo o líder do Grupo B terá paz absoluta na última rodada. Caso empate com o Sport, a equipe sergipana se garante na próxima fase. Caso conquiste os três pontos, garante a liderança, pelo número de vitórias. Caso perca, ainda tem boas chances de avançar. Basta que um dos seus rivais (Vitória, Náutico, Ceará e Santa Cruz) tropecem.

Vitória

Na segunda posição da chave, o Leão baiano chega confiante para seguir no torneio. Um empate contra o Botafogo-PB basta para se classificar. Se vencer e o Confiança tropeçar, o Rubro-negro ainda abocanha o primeiro lugar. Caso perca, torce por, ao menos, um tropeço de Náutico, Ceará ou Santa Cruz. Cenário que traz segurança ao clube.

Náutico

Com 11 pontos, um a mais que o Santa Cruz (quinto colocado), o Timbu está na zona da confusão. Precisa vencer o Bahia para garantir uma vaga na próxima fase. Se empatar, torce para que Santa Cruz ou Ceará não vençam seus jogos. Se perder, torce para que um dos concorrentes diretos (Santa ou Vozão), seja derrotado. No entanto, também pode ser líder… basta vencer e torcer para que Confiança e Vitória tropecem.

Ceará

A receita é simples, mas não é fácil. Para passar, basta vencer o Botafogo-PB. Se empatar, terá que torcer para que o Náutico perca ou que o Santa Cruz não vença. Caso saia derrotado, o Vozão gastará toda a torcida que puder para que o Tricolor pernambucano caia diante do River-PI, já eliminado.

Mas, se a equipe cearense quiser gastar o otimismo, pode mentalizar uma primeira colocação no Grupo. Para isso, precisa vencer e torcer para que Confiança e Vitória percam, além de o Timbu não vencer.

Santa Cruz

Quinto colocado, o Santa não tem muito o que fazer além de ganhar do River-PI. Mas para avançar, também terá que torcer por tropeços de Náutico ou Ceará – ou então para que Confiança (tirando uma diferença de cinco gols) ou Vitória percam. Se empatar, ainda pode chegar lá. Para isso, torcerá por derrota do Timbu ou do Vozão.

Além de Frei Paulistano e Imperatriz, que decidiram não viajar por estarem eliminados e o jogo não interferir na vida de ninguém, América-RN, CSA e River estão indo para a Bahia apenas para cumprir tabela.

Jogo de hoje

TER 21/07/2020 BARRADÃO 20:00
FOR  ARN

Fonte: Ge-Ba

Phbcity.com